10 Dicas para Começar a Investir em Google SEO

Dentre os buscadores da atualidade, o que mais se destaca pelo volume de uso e pela qualidade dos resultados é o Google, e é por isso que cada vez mais as empresas precisam investir no Google SEO.

SEO significa Search Engine Optimization, ou em tradução livre, é a otimização para mecanismos de busca. Ele é uma das ferramentas mais importantes do marketing digital. Para ser mais detalhista, é um conjunto de técnicas que auxiliam na busca pelos buscadores.

Veja abaixo dicas preciosas que vão te ajudar a investir mais e melhor no Google SEO.

O SEO é uma estratégia que se utiliza de diversas ações para melhorar a qualidade dos sites, é comum algumas pessoas ficarem desesperadas acompanhando as diretrizes do Google para saberem o que fazer exatamente para melhor se posicionarem.

No entanto, não há motivo para crises, o Google já anunciou que seu maior objetivo é melhorar a experiência do usuário. Por isso, concentre-se nisso e suas chances de sucesso são maiores.

Nesse post vamos falar sobre:

  1. Produza conteúdos inteligentes e original
  2. Utilize palavras-chave específicas para cada página
  3. Faça sua inscrição no Google Webmasters Tools
  4. Inclua o código do Google Analytics no seu site
  5. Coloque títulos e headings nas páginas
  6. Faça uso de links patrocinados
  7. Conquiste links de qualidade (link building)
  8. Coloque suas empresa no Google Maps
  9. Tenha um layout responsivo
  10. Utilize um software CRM

1. Produza conteúdos inteligentes e original para mehorar o seu Google SEO

Desenvolva bons conteúdos em seu site, tanto nas páginas de produtos ou serviços quanto em um blog ou numa sessão de artigos ou notícias.

Mas cuidado: é de suma importância que o conteúdo seja inédito, o Google SEO penaliza sites com conteúdos duplicados.

Ademais, um site com um conteúdo legal desperta notoriedade e autoridade no assunto, além de ser valorizado pelo seu público. Produza conteúdos com temas que possuam relação com a sua empresa que possam ser utilizados para convencer seus visitantes que você tem o que eles precisam.

É muito normal as pessoas se preocuparem em posicionar no Google SEO apenas a Home do site, no entanto, é um pensamento equivocado. O seu site tem que estar na busca do Google, porém uma página de serviços ou um artigo que fale sobre o que usuário realmente precisa ser mais útil e elevar as suas chances de conversão.

2. Utilize palavras-chave específicas para cada página

Também é comum que iniciantes caiam no erro de definir palavras-chave para sua empresa e aplicá-las em todas as páginas do site. Com isso, você acabará gerando uma concorrência interna entre uma página e outra.

Tenha palavras-chave diferentes para as páginas, de acordo com o conteúdo presente em cada uma.

Imagine que seu site tenha dez páginas com palavras-chave diferentes ou que sejam semelhantes. Quando alguém realizar uma pesquisa, você tem dez chances de aparecer nos resultados, independentemente de como o usuário tenha pesquisado.

Agora, se você definiu apenas uma palavra-chave igual para estas dez páginas, elas só aparecerão quando o usuário procurar exatamente por aquela.

3. Faça sua inscrição no Google Webmasters Tools

O próprio Google oferece algumas ferramentas para te auxiliar a fazer um SEO inteligente e eficaz. O Google Webmaster Tools é uma delas!

Afinal, ela oferece funcionalidades importantes para melhorar a configuração e o desempenho do seu site. Além do mais, ele permite marcações e tags importantes para a leitura dos robôs do Google SEO.

4. Inclua o código do Google Analytics no seu site

De nada adianta você fazer diversas ações para melhorar seu posicionamento no Google se você não acompanhar o desempenho depois. Cadastre-se no Google Analytics e insira, no seu site, o código de rastreio da ferramenta.

Posteriormente, é só você fazer o acompanhamento do desenvolvimento das visitas, como por exemplo, de onde é o tráfego, por quais páginas navegam, o tempo de permanência no site e muito mais.

5. Google SEO – coloque títulos e headings nas páginas

Para que o Google SEO consiga saber exatamente qual o conteúdo da sua página e o quanto ele pode ser relevante ao usuário, é preciso fazer algumas marcações importantes. uma delas é o título das imagens, utilize a palavra-chave da página como título.

As headings (h1, h2, h3…) são tags que indicam ao Google SEO o que é mais importante dentro do seu texto. Usei h1 no título, h2 nos intertítulos, h3 em palavras em negrito, por exemplo, e demais marcações no que achar necessário.

6. Faça uso de links patrocinados

O Google Ads é o serviço de links patrocinados (anúncios) do Google. INvestir nele permite que o site da sua empresa apareça na primeira página de resultados de forma rápida. Todavia, isso tem um custo.

O segredo aqui é investir nas palavras-chave certas para que possam atingir seu público-alvo e, assim, você só pagará pelas aquisições ou cliques que, de fato, receber aumentando a garantia dos resultados.

7. Conquiste links de qualidade (link building)

A prática de link building é super importante, já que o Google SEO entende que, quanto mais sites “indicam” o seu através de links, maior é a sua autoridade sobre determinado assunto.

Essa é uma estratégia que pode ser um tanto quanto complicada, visto que não é fácil encontrar empresas que estejam dispostas a indicar o seu site por pura vontade. O primeiro passo para conquistar links em outros sites, então, é criar conteúdos incríveis, que merecem ser citados.

Também há as parcerias de guest post, os quais são, basicamente, publicar textos (com links para o seu site) em outros sites e vice-versa. Caso você queira pagar por um link, isso também é uma atitude possível!

Entretanto, nem toda indicação é igual: sites maiores e mais confiáveis, de empresas como a Forbes e a Exame, têm um valor muito maior do que blogs comuns, que ainda recebem poucas visitas, por exemplo.

8. Coloque sua empresa no Google Maps

Há uma ferramenta que você pode usar para que a sua empresa apareça em destaque nos resultados das buscas: o Google Meu Negócio. Ele permite fazer um cadastro com horários de funcionamento, fotos e endereços no Google Maps.

Isso relaciona a empresa à localização, ajudando nas buscas locais, de pessoas que se encontram na sua região de atuação. Além de, é claro, permitir que os clientes da sua carteira conheçam um pouco sobre ela antes mesmo de chegar ao local.

Outro ponto curioso é que a sua empresa também aparece no GPS de todos os motoristas que utilizam o Google para navegação, sendo mais uma forma de se tornar visível aos clientes.

9. O Google SEO valoriza o layout responsivo

Com o avanço das tecnologias mobile e o uso crescente dos dispositivos móveis para a realização de pesquisas na internet, o Google tem dado prioridade a sites que tenham o layout responsivo.

“Responsividade” é a capacidade de adequação às diferentes telas. Disparado como um dos dispositivos mais utilizados para a navegação, estão os smartphones, que demandam conteúdos pensados para telas menores. Por isso, caso você ainda não tenha feito, invista na responsividade e na experiência do usuário.

10. Utilize um software CRM

A plataforma de CRM auxilia os empreendedores na otimização e no monitoramento do desempenho de um site nos resultados do Google SEO, afinal, esse sistema de gestão é responsável pela gestão de todos os dados da sua empresa, dos seus clientes e das suas vendas.

O Customer Relationship Management também é uma ótima ferramenta para acompanhar os impactos trazidos por algumas mudanças nos algoritmos. Em outras palavras, é possível fazer um acompanhamento preciso e minucioso de todos os seus dados de forma simples e otimizada.

São muitos os benefícios que o software CRM pode agregar para a sua empresa, é importante que você comece a investir nele o mais rápido possível para que seu desempenho nas vendas não seja prejudicado e cresça cada vez mais.

Gostou do artigo acima? Não deixe de conferir outros artigos populares, como: “7 perguntas sobre CRM de Vendas”.

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