Steve Jobs – Biografia e Legado

Steve Jobs

Steve Paul Jobs foi um dos fundadores da Apple  juntamente com Steve Wozniak e Mike Markkula. Ele é reconhecido como um dos maiores visionários da história da tecnologia pessoal.

Confira a seguir os tópicos que separamos para te apresentar esse empresário que revolucionou a tecnologia na atualidade.

  • Quem foi Steve Jobs?
  • Legado de Steve Jobs

Quem foi Steve Jobs?

Nascido em 24 de fevereiro de 1956 em São Francisco, Califórnia, filho biológico de Joanne Schieble Jandali Simpson, a qual nasceu em Wisconsin e Abdulfattah Jandali, membro de uma renomada família síria proprietária de poços de petróleo, empresas e propriedades agrícolas.

Os pais biológicos de Jobs se conheceram em meados dos anos 50 na Universidade de Wisconsin. Os pais de Joanne, alemães católicos, não eram a favor de seu relacionamento com Abdulfattah e por isso, em 1954, o casal viajou escondido para a Síria.

Jadali apresentou sua família para Joanne, que ficou hospedada na casa do namorado, entretanto, a família dele não aceitou Joanne, pois ela era americana e eles queriam que o filho seguisse à risca a tradição e se casasse com uma muçulmana.

Quando voltaram para os Estados Unidos, Joanne descobriu sobre sua gravidez e contou a Jadali, que ficou muito surpreso e com medo das consequências futuras mas estava decidido que assumiria a criança, todavia, ambas as famílias proibiram que o casamento entre Joanne e Abdulfattah acontecessem e ainda queriam que eles entregassem o bebê para adoção, caso contrário, ambos perderiam suas respectivas heranças de família.

Sem alternativas, Jadali largou os estudos e voltou para Síria para trabalhar, prometendo juntar dinheiro para tentar sustentar seu filho. Joanne precisou ir para São Francisco sozinha, a mando dos pais, onde ficou em um abrigo, sob proteção de um médico que cuidava de mães solteiras, fazia partos e cuidava de adoções sigilosas.

Joanne não pode ficar com o bebê, pois Jadali não mandou mais notícias e ela não tinha como criá-lo sem um lar e um pai presente. Com o passar das semanas seus pais foram buscá-la a forças e ela precisou deixar o filho sob guarda de Paul Reinhold Jobs, mecânico e ex-membro da guarda costeira e Clara Hagopian Jobs, filha de imigrantes armênios.

Joanne fazia questão de que seu filho fosse adotado por um casal que tivesse completado o segundo grau e tivesse uma pós-graduação universitária, pois se preocupava muito com o futuro de seu filho.

Quando soube que o casal Paul e Clara não haviam nem completado o segundo grau, ficou muito apreensiva, mas só assinou os papéis da doação quando Paul assinar um compromisso de que criaria um fundo para enviar o menino à faculdade.

Criado então em Palo Alto pelos pais adotivos, Steve começou a se aprofundar no campo da eletrônica, inspirado na atmosfera tecnológica adquirida por Palo Alto a partir dos anos 60.

Depois da escola primária, Jobs cursou a Homestead High School entre 1968 e 1972, foi nessa época que conheceu Steve Wozniak (1950), que estudava na Universidade da Califórnia, em Berkley e era especialista em fazer programas e circuitos integrados.

Após concluir o curso médio, matriculou-se na Reed College e depois de seis meses abandonou o curso, porém continuou frequentando a faculdade, como ouvinte, das aulas de caligrafia, que posteriormente destacou-se como importante para sua formação.

Em seu primeiro emprego, Steve Jobs trabalhou como designer de videogames na Atari. Depois de muitos meses Steve saiu da empresa e viajou para a Índia em busca de enriquecimento espiritual.

Em 18 de março de 1991 Steve Jobs e Laurene Powell casaram. Fruto deste casamento nasceram os 3 filhos do casal: Eve Jobs, Brin Siena Jobs e Reed Jobs. Além disso, Jobs também é pai de Lisa Brennan Jobs, filha de seu relacionamento com a namorada Chrisann Brennan, quando ele tinha apenas 23 anos.

Em 2003, Steve Jobs foi diagnosticado com um câncer raro, que foi descoberto no início, entretanto, Jobs se negou a fazer a cirurgia e optou por tratamentos alternativos. Durante nove meses adiou a cirurgia, acreditando positivamente que poderia viver sem ela, porém a cirurgia precisou ser realizada em 2004, para remoção de um tumor no pâncreas.

Em 2009, sua saúde estava bem frágil e já havia perdido muitos quilos. Em um e-mail corporativo enviado aos seus funcionários declarou: “Problemas de saúde são mais complexos do que se pensava”.

No mesmo ano de 2009, Steve Jobs nomeou Tim Cook para diretor de operações da Apple. Em janeiro de 2011, anunciou que estava saindo de licença médica e em agosto ele renunciou ao cargo de CEO e em outubro veio a falecer.

Leia também: Motivação ou Entusiasmo

Seu Legado

Não é segredo para ninguém que Steve Jobs revolucionou a tecnologia quando começou a lançar os produtos produzidos pela sua marca Apple.  Acompanhe a seguir como essa marca começou!

Em 1976, Jobs e Wozniak instalaram uma “fábrica” de computadores, na garagem da casa da família de Jobs na Califórnia. É neste mesmo ano que lançam o computador “Apple I”, o primeiro computador pessoal, vendido já montado, o qual era apenas uma placa mãe coberta com alguns chips e instalada em uma caixa de madeira.

Curiosidade: Steve Jobs deu o nome “Apple” à sua empresa, pois na época estava seguindo uma dieta frugívora e achava o nome divertido, simples e não carregava o peso de ter computador no nome. Além disso, seria posicionado acima de Atari na lista telefônica!

Em 1977 eles lançam o computador “Apple II”, o qual apresentava um mouse e um disco rígido interno. Com o passar dos anos, as criações de Jobs e Wozniak revolucionaram a indústria de computadores, tornando o tamanho das máquinas reduzido e com um preço menor.

Em janeiro de 1984 nasce o “Macintosh” carinhosamente apelidado de “torradeira bege”, que esquentava muito, porque simplesmente não tinha ventilador. Apesar do completo sucesso das vendas e do desempenho superior aos PCs da IBM, o Macintosh não era compatível com a IBM.

Centralizador e explosivo, nesse mesmo ano, Steve Jobs foi afastado de sua própria empresa, pois divergia das táticas de vendas. Seus colegas de trabalho alegavam que Jobs não possuía muito controle emocional. 

Em 1986, Steve Jobs comprou a empresa de animação de George Lucas, a qual posteriormente se tornou a Pixar Animation Studios. Depois de investir 50 milhões de dólares na empresa, passou a produzir animações como Toy Story e Procurando Nemo.

Em 2006, o estúdio se fundiu com os estúdios Walt Disney.

Logo após deixar a Apple, Steve Jobs criou a NEXT, uma empresa para desenvolvimento de softwares. Depois de dez anos, a empresa foi comprada pela Apple.

Em 1997, Steve Jobs retornou ao cargo de CEO da Apple e iniciou o processo de revitalização da empresa. Com um novo time administrativo a Apple foi capaz de lançar produtos revolucionários, como o “iPode”, lançado em 2001, exigindo que a indústria fonográfica se reinventasse.

Em 2007 foi lançado o “iPhone”, celular com comando feito com os dedos na própria tela digital, com acesso a internet e facilidades na criação de aplicativos. No ano de 2009, lançou o computador de mão o “Netbook”, pequeno e de fácil acesso a internet.

Em 2009 ainda, o primeiro “iPad” foi lançado e apresentado como um dispositivo em formato de tablet usando o mesmo sistema operacional que o iPhone.

Em junho de 2011, Steve anuncia o “iCloud”, ferramenta que prometia resolver o problema de armazenamento de arquivos. Fotos, músicas e aplicativos seriam guardados em nuvens que são potentes servidores.

Atualmente, a Apple Inc. está localizada em Cupertino, uma das cidades que formam o Vale do Silício na Califórnia. O slogan da marca é “Pense diferente”. Várias frases ditas por Jobs ficaram super famosas, entre elas podemos citar “A jornada é a recompensa”; “É melhor ser um pirata do que se juntar à Marinha”.

Steve Jobs veio a falecer em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos, no dia 5 de outubro de 2011.

Dica de Leitura: Ferramentas em nuvem que todo empreendedor deve conhecer

Vídeo Bônus – A incrível vida de Steve Jobs

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn