Tradução de Follow Up: Como Persistir na Venda

tradução de follow up

Caso você tenha curiosidade em saber mais sobre tradução de Follow up e não deixe de conferir o artigo que preparamos para ajudar todos os vendedores a otimizarem suas vendas e fecharem bons negócios.

O Follow up é indispensável para que você faça um negócio e ainda aumenta as suas chances de fechamento, o motivo disso é porque ele te ajuda a atrair e reter clientes.

E convenhamos, é muito mais barato manter um cliente em sua base do que prospectar um novo. Afinal, o Follow up está relacionado ao processo de vendas e pode ajudar a converter mais leads em clientes assíduos do seu negócio e apaixonados pela sua empresa.

Entender tudo sobre a tradução de Follow up pode parecer confuso, mas não se preocupe, separamos alguns tópicos para te auxiliar, veja a seguir.

  • O que é Follow Up?
  • Importância do Follow up e seus benefícios
  • Tradução de Follow Up: Como persistir na venda

O que é Follow Up?

A tradução de Follow up pode ser entendida como “acompanhar o cliente”. Afinal, em um processo de vendas, é uma atividade que consiste em conversas com os leads para aumentar as chances de conversão.

Um contato que pode ser feito por e-mail, por telefone, via redes sociais, no skype, em visitas presenciais ou até pelo WhatsApp.

Mesmo sendo importante para impulsionar as vendas, muitos vendedores ainda ignoram o follow-up e deixam de aproveitar seus benefícios. Outras pessoas ainda acabam confundindo follow up com feedback, conceitos bem distintos.

Uma vez que o feedback funciona como uma avaliação sobre a performance de um profissional ou equipe. É oferecido a informação. Já o follow up é um acompanhamento que busca a informação.

Acontece, por exemplo, quando sua empresa quer saber se certo cliente tem alguma crítica sobre o produto adquirido. Então, de modo geral, o feedback envolve o acompanhamento de algo com alguém. Aplica-se, inclusive, quando o seu médico quer saber como está a sua saúde.

Leia também: Feedback Negativo e Positivo – como fazer?

A importância do Follow up e seus benefícios

Sabemos que todo negócio depende da geração de receita e lucro para se manter ativo E não deve se preocupar apenas em atrair clientes, mas também em retê-los.

Mas você sabe como fazer isso? Bem, a resposta é simples, precisamos de um atendimento qualificado ao cliente. Basta projetar o que acontece com eles depois que se sentem atraídos pela sua marca ou comprar seus produtos.

Também é exigido que se pense em como construir um relacionamento duradouro com eles mesmo no pós-venda. 

Fazer a tradução de follow up representa trazer melhorias para o processo de vendas de qualquer empresa.

É um meio de gerar insights que ajudam a organização a evoluir ainda mais.

Os benefícios do follow up para melhorar seu processo de vendas são listados a seguir:

  • É uma maneira de ganhar confiança dos clientes;
  • Aumenta as chances de que ele volte a fazer negócios com você;
  • Melhora a experiência geral dele com a sua empresa;
  • Incentiva o marketing boca a boca através de feedbacks positivos dele sobre os seus produtos ou serviços;
  • Impulsionar a sua vantagem competitiva, dando impressão que sua empresa é acessível e fácil de contatar;
  • Você vende mais quando clientes e prospects confiam em você.

Saiba mais: Gestão da carteira de clientes simples e eficaz

Tradução de Follow Up: Como persistir na venda

Para fazer a tradução de follow up eficiente e persistir na venda, você precisa de um bom planejamento de ações voltadas ao aumento da satisfação do cliente.

Essa é a regra básica, a questão é bem clara: não existe uma receita pronta sobre isso ou um jeito certo de fazer follow up.

Afinal de contas, cada negócio tem um nicho e um público específico a ser atingido, entre vários outros fatores. Mas, de modo geral, o primeiro passo para construir relação com seu lead ou cliente é estar certo de que está entregando algo útil.

Tenha em mente que o principal pilar do follow up eficiente é criar confiança, além disso, separamos algumas dicas para transformar seu follow up em um processo poderoso de conversão.

1. Faça o contato inicial

Depois que um prospect demonstrou interesse pelo seu produto ou serviço, é hora de fazer contato.

Mas antes, não se esqueça de definir:

  • O motivo da sua ligação, do e-mail, da mensagem no WhatsApp ou da visita – tudo para que não pareça um contato forçado ou que surgiu “do nada”;
  • Um objetivo;
  • Algo mais a oferecer que possa ser do interesse dele.

Evite começar com a venda direta.

Caso você faça isso, provavelmente, ele vai se sentir intimidado, desconfiado ou até mesmo irritado com você, seu produto e sua marca.

E esse contato inicial tem como objetivo estreitar o relacionamento com ele e não afastá-lo. Por isso, é válido falar em um teste, uma amostra grátis, desconto exclusivo ou promoção.

A ideia é que ele experimente, goste e compre. Se for direto para a venda pura e simples, são grandes as chances de se complicar.

2. Tenha um plano

Ao criar um cronograma, você pode prever um prazo para fazer o próximo contato sem que aborreça o cliente e receba um “não”.

Quando você planeja seu follow up, consegue conduzir melhor o relacionamento com ele.

E pode prever o que consegue oferecer ou solicitar nos próximos contatos.

3. Estabeleça um canal direto de comunicação

Por qual meio o cliente prefere ser contatado?

Muita gente faz essa pergunta em formulários, mas, depois, simplesmente ignora a resposta.

Para fazer a melhor escolha, leve em consideração que será por meio do canal escolhido que você vai despertar no cliente a confiança que ele precisa para fechar mais negócios.

Seja qual for o canal de comunicação escolhido, aproveite a oportunidade para perguntar sobre como está sendo a experiência dele.

Lembre-se também de manter e pedir feedback ao cliente, assim pode melhorar ainda mais o seu atendimento.

4. Esclareça todas as dúvidas do cliente

É preciso entender que os consumidores, de modo geral, estão cada vez mais exigentes e imediatistas. Por isso, valorizam empresas que respondem às suas dúvidas com prontidão.

Então, a dica é conhecer a fundo sua empresa, produtos e serviços para gerar confiança no cliente.

Isso ajuda a impactar positivamente seu atendimento. Como consequência, ele passa a ver a sua marca como referência no mercado.

5. Aproveite o marketing de conteúdo

Oferecer um conteúdo encantador e ao mesmo tempo que gere valor de leads é uma ótima oportunidade de aumentar as conversões.

Também funciona para reter clientes e fazê-los manterem o interesse no que a sua empresa tem para oferecer.

Dica de ouro: alinhe suas estratégias de conteúdo com a jornada de compra da sua persona para oferecer informações relevantes.

Assim, você evita enviar o que seja de interesse dela. Para organizar o envio de conteúdo para leads e clientes, você pode criar fluxo de cadẽncia.

Para leads, a sugestão é oferecer informações para conduzi-los pelo seu funil de vendas até a conversão.

Já para o cliente, estreitar a relação e mostrar que se interessa pela sua satisfação.

6.  Tenha um CRM de Vendas

CRM ou Customer Relationship Management, são softwares de gestão de relacionamento com o cliente. Eles ajudam a sua empresa a aproveitar melhor as oportunidades para fazer contato com seus clientes e leads.

Indicam o momento certo de abordar um lead ou cliente. São ferramentas tão inteligentes que até emitem alertas sobre a necessidade de fazer novas traduções de follow-up.

Não deixe de observar o mercado, conhecer as opções e investir em um sistema de CRM que faça sentido para o tipo da sua empresa.

Caso ainda restem dúvidas relacionadas ao software CRM confira seus principais benefícios e veja quais são as principais perguntas sobre CRM de vendas.

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Vídeo Bônus – Vendas na Prática – Follow up – vídeo 1

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