Como vender online? Aprenda com essas 7 dicas!

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A web é o ambiente com maior potencial de conversão atualmente. Afinal, é fácil para o consumidor encontrar serviços e produtos que ele deseja. Entretanto, por parte das companhias, saber como vender online é fundamental.

Não basta simplesmente disponibilizar algo, é necessário ter uma estratégia de vendas bem definida.

Com ajuda da internet, as marcas conseguem alcançar o consumidor com muito mais facilidade. Ainda assim, o processo não é tão simples quanto parece.

Mais do que simplesmente vender, é preciso fazer isso com competência. Por isso, pilares como atendimento, logística e marketing precisam ser gerenciados com cuidado.

Neste post, mostraremos como vender online da maneira certa e alcançar os resultados que o seu negócio deseja. Confira!

Saiba como vender online por meio de 7 passos

Para vender online é preciso, praticamente, seguir um manual. Não dá para simplesmente abrir um e-commerce, encher de produtos e esperar as vendas acontecerem.

Até mesmo as marcas mais renomadas e inseridas no mercado têm estratégias sólidas de divulgação e atração de consumidores. Por isso, definir um bom processo e saber como mantê-lo eficaz é essencial.

A seguir, selecionamos 7 dicas fundamentais para criar uma estrutura de atividades que permita vender online. Confira e saiba como ter resultados incríveis! São elas:

1. Defina um processo de vendas online
2. Escolha os canais em que irá atuar
3. Estude seus concorrentes
4. Ao vender online entenda seu público-alvo
5. Faça ações de marketing
6. Defina uma operação logística
7. Otimize o relacionamento com o cliente

1. Defina um processo de vendas online

O processo de vendas é a estrutura de organização que permitirá que a empresa chegue às conversões que deseja. Na prática, isso funciona como uma espécie de roteiro para que o cliente seja direcionado até a compra.

Para definir um processo de vendas, é preciso definir questões como:

  • como leads serão captados;
  • quais ofertas e conteúdos os leads receberão;
  • quais são os pontos de contato no funil de vendas;
  • o que será mostrado ao lead em cada ponto de contato;
  • quando o lead será tratado como cliente;
  • como funcionará o processo de pós-venda, incluindo o follow-up.

2. Escolha os canais em que irá atuar

Saber como vender online passa também por definir as plataformas principais em que a empresa estará na web.

Atualmente, existem muitos canais disponíveis e, em cada um deles, são diferentes as possibilidades de interações e de posicionamento das marcas.

O ideal é pensar quais canais fazem sentido para a empresa, considerando seu público. Por exemplo, se é uma loja online de moda, o Instagram pode ser o principal canal. Além disso, é importante avaliar quais plataformas serão utilizadas para o atendimento.

Essas definições serão mais certeiras se embasadas em números. Por isso, observe sempre quais canais têm maior tráfego e volume de interação, e então invista mais esforços neles.

Defina os KPIs que podem ajudar a mensurar o rumo que seu negócio está tomando e fique atento as ações corretivas necessárias.

3. Estude seus concorrentes

As outras empresas do seu mercado são importantes para o desenvolvimento do seu negócio. Afinal, sem competitividade não há motivação para crescer e se desenvolver. Por isso, analisar essas companhias, suas estratégias e resultados é essencial.

Concorrentes podem servir de inspiração em alguns momentos, especialmente quando alcançam grandes resultados. Além disso, é importante observá-los para agir sobre as brechas que eles deixam, É isso que tornará seu negócio mais competitivo.

A boa notícia em relação a isso tudo é que estamos falando do ambiente online. Isso significa que é mais fácil realizar esses estudos sobre as campanhas, as estratégias e todo o modo de atuação dos concorrentes.

4. Ao vender online entenda seu público-alvo

Se você deseja saber como vender online, deve entender que conhecer seu público-alvo é fundamental. Isso passa por uma análise que permita descobrir suas preferências, seus hábitos de consumo, seu estilo de vida e outras características que influenciam a forma como ele consome.

A melhor forma de ter um entendimento completo e estratégico é definir uma persona. Esse modelo do consumidor médio do seu negócio ajudará a pensar melhor em ações de Marketing, promoções e tudo que é direcionado para o seu público.

Com isso definido, sua empresa terá a melhor abordagem possível com o público. Isso vai gerar mais proximidade, engajamento e, consequentemente, mais vendas.

5. Faça ações de marketing

Na web, é importante atrair o consumidor de diferentes formas, mostrando como seu negócio pode ser interessante para eles. Isso pode ser feito de maneira mais passiva, com estratégias de inbound, ou ativa, com anúncios impulsionados, por exemplo.

Para ter ações qualificadas, é preciso ter a persona definida. Assim, suas campanhas serão bem recebidas pelo consumidor, que irá interagir com elas da maneira que você esperava. A partir disso, se trata de monitorar os resultados e, se necessário, realizar ajustes pontuais.

As ações de marketing precisam estar alinhadas com a estratégia da empresa. Ou seja, se a ideia é aumentar as vendas, as campanhas precisam ser pensadas para gerar mais conversões para o negócio.

Dica de leitura: Ferramentas de vendas que você deve usar

6. Defina uma operação logística

Um dos grandes segredos de vender online é ter uma logística eficaz. Hoje, consumidores que comprar pela internet estão muito mais exigentes, o que inclui eficácia na entrega de seus produtos. Isso significa que eles querem agilidade e cuidado.

Para as empresas, no entanto, o trabalho não se limita à entrega rápida. É preciso, além disso, pensar no preço do frete. Geralmente, quando não são utilizados parceiros logísticos que mantenham o preço mais baixo, há muito abandono de carrinho.

Outra parte importante da logística é a manutenção do estoque. Ela precisa ser eficaz e dinâmica para evitar que a empresa não consiga honrar com suas compras simplesmente por não ter mais os itens que vendeu.

7. Otimize o relacionamento com o cliente

Uma das partes mais importantes de vender online é manter uma gestão de relacionamento com o cliente. Dessa maneira, é possível conhecer mais a fundo quem compra da sua empresa, manter essas pessoas catalogadas e ter um contato frequente com elas.

Isso só é possível de ser feito, de modo eficaz, com a ajuda de um sistema de CRM. É com essa ferramenta que empresas conhecem os hábitos de compra de seus clientes, suas preferências, suas dores e outros detalhes. A partir desses dados, as empresas conseguem:

  • realizar ofertas mais precisas;
  • monitorar a interação de prospetcs, leads e clientes com os pontos de contato;
  • monitorar o avanço dessas pessoas pelo funil de vendas;
  • entender as necessidades dos clientes;
  • automatizar alertas para realizar contatos;
  • automatizar alertas para follow-up;
  • monitorar o ticket médio de cada cliente.

Dica de leitura: Como o software de CRM pode aumentar sua vendas

Sabe como vender online é fundamental, especialmente em uma época em que a web é uma grande vitrine. Isso significa também grande concorrência e a necessidade de fazer do jeito certo, e é por isso que as dicas deste post são valiosas!

Para conseguir os resultados que você espera, uma solução de CRM como a da Clientar será decisiva.

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