Marketing de Guerrilha – O que É e Como Fazer

Caso você se considere uma pessoa criativa e gosta de incluir essa habilidade no mundo do marketing, então o Marketing de Guerrilha é ideal para sua empresa. Não sabe o que é isso? Acompanhe este artigo e entenda tudo sobre essa super estratégia e como colocá-la em prática.

Assuntos que serão abordados:

  • Marketing de Guerrilha: o que é?
  • Motivos para investir no Marketing de Guerrilha
  • Conheça 4 tipos de Marketing de Guerrilha
  • Veja algumas formas de colocar em prática
  • Pense no resultado a longo prazo

Marketing de Guerrilha: o que é?

O Marketing de Guerrilha é uma estratégia criativa e pouco convencional executada no meio da publicidade de uma marca, produto ou serviço. Quando falamos no tom dessas campanhas publicitárias, muitas das vezes elas podem ser até agressivas se comparadas com outras formas de divulgação.

Vamos começar entendendo um pouco sobre a origem do nome Marketing de Guerrilha. O mesmo foi criado por volta do final dos anos 70, por Jay Conrad Levinson, publicitário, e a palavra guerrilha surgiu de inspiração na guerra do Vietnã.

A ligação entre o marketing de guerrilha e a guerra do Vietnã, é que na época os vietnamitas venceram as limitações utilizando táticas de guerrilha, o que resultou na superação dos seus adversários. Da mesma forma, o Marketing de Guerrilha tem o intuito de chegar com impacto por meio da ação de publicidade, mesmo com um valor de investimento inferior.

Motivos para investir no Marketing de Guerrilha

O Marketing de Guerrilha vem se destacando já há algum tempo, mas o que de tão especial essa estratégia tem? Bom, se compararmos o Marketing de Guerrilha com o marketing tradicional, tecnicamente não iremos encontrar tantas diferenças, pois o objetivo de ambos continua sendo atrair o maior número de pessoas do seu público-alvo para o seu produto, ideia ou serviço.

A diferença na verdade se encontra na abordagem da ação publicitária, e é aí que o Marketing de Guerrilha se destaca. No mundo de hoje, somos diariamente bombardeados por anúncios e propagandas de diversas marcas de inúmeros ramos diferentes, portanto, quem se destaca leva a melhor por aparecer mais diante de tantas informações.

Falando sobre o excesso de informações que consumimos mesmo que involuntariamente todos os dias, para que algo chame a nossa atenção e mereça nosso tempo, precisa ser uma campanha realmente diferenciada e com uma abordagem infalível, pois por conta da quantidade acabamos ficando mais seletivos.

Nessa mesma linha de raciocínio, o Marketing de Guerrilha tem a intenção de ser aquela campanha que se tornará impossível de ser ignorada, mas sem ser inconveniente e sim, tão atraente e chamativa que gera uma repercussão duradoura na mente do público.

Mas como é possível causar isso tudo? O fato de causar uma reação no público consumidor é uma das principais táticas dessa estratégia. Funciona como uma provocação capaz de fazer a pessoa refletir sobre o assunto, reavaliar questões da sua vida, seu trabalho, seus hábitos, ou então, apenas por alfinetar a marca concorrente.

Conheça 4 tipos de Marketing de Guerrilha

Agora que já sabemos a origem do nome da estratégia em questão, e os motivos para investir nela, vamos dar continuidade conhecendo seus 4 tipos existentes.

Outdoors

Este tipo de ação de marketing acontece ao ar livre localizados em locais públicos e de grande circulação de pessoas, como avenidas, exposições e etc. O foco principal está em chamar o máximo da atenção do público que ainda não conhece aquela marca.

Indoors

Diferentemente dos outdoors, os indoors estão presentes em locais fechados. Este tipo de campanha costuma ocorrer dentro shoppings centers, banheiros, cinemas entre outros lugares pouco convencionais, mas que contenha uma alta circulação de pessoas.

Marketing de Guerrilha Discreto

Nesta campanha, a sutileza é que manda. A intenção é inserir a publicidade de forma quase que imperceptível e orgânica entre as pessoas, de forma bem natural e discreta. Um exemplo desse tipo de Marketing de Guerrilha, são as ações em audiovisual, que de forma sutil incluem um produto ou serviço no meio de uma fala com muita naturalidade.

Interativo

Este tipo de campanha permite a interação das pessoas durante as intervenções, fazendo com que elas fiquem integradas a ação de marketing. Para que a campanha publicitária tenha o resultado esperado, é preciso que as pessoas realizem determinada ação proposto pela peça.

Veja algumas formas de colocar em prática

Neste tópico você entenderá como aplicar o Marketing de Guerrilha na sua empresa e obter o sucesso que esta estratégia promete.

Conheça a fundo o seu público-alvo

Toda campanha é direcionada a um grupo específico de pessoas, desta forma as chances da ação dar certo são bem maiores. Contudo, só é possível conquistar o público se você conhece-lo o suficiente.

Com o máximo de informações em mãos, garanta que a mensagem que deseja passar chegará para as pessoas certas, utilizando os canais mais adequados e necessários para fazer este link.

Seja original

Como já mencionado, uma campanha de guerrilha para se destacar deve ser diferente das outras e original, só assim ela será repercutida por mais tempo e será eficiente.

Você pode se inspirar em cases de sucesso, mas procure sempre criar algo novo, pois quanto mais único for sua campanha melhor o seu desempenho.

Crie um planejamento

Nada que é feito sem planejamento dá certo, e o mesmo vale para o marketing, inclusive quanto mais bem planejado for sua campanha maiores as chances dela ser bem sucedida.

Determine o valor que está disposto a investir na ação, e realize um cronograma para seguir durante o processo, organize os fornecedores dos materiais da campanha com suas respectivas autorizações já concedidas para participar.

Tenha cuidado com as ações provocativas no marketing de guerrilha

Este tipo de marketing já é conhecido por ter uma abordagem mais invasiva e agressiva, porém, todo cuidado é pouco na hora de cutucar o concorrente por meio da sua campanha. Este tipo de ação geram uma reação no público, portanto, é importante garantir que ela não será ofensiva e nem negativa.

A intenção é sim ter impacto, mas ele não pode jamais prejudicar a sua marca, principalmente se o assunto da campanha envolva tabus e polêmicas. Se houver falta de responsabilidade ou exagero, as pessoas poderão associar a sua marca a sentimentos ruins, fazendo com que se afastem da mesma, repercutindo negativamente.

Avalie e mensure os resultados da campanha

É fundamental mensurar todos os resultados de sua campanha, faça isso por meio de indicadores de desempenho e pesquisas, onde você poderá saber de forma exata o que poderá melhorar para as próximas ações de marketing.

Tenha parcerias de confiança

As parcerias com outras empresas são muito importantes para que a campanha tenha tudo para ser executada. Busque trabalhar com empresas parceiras que poderão ajudar a alavancar seus resultados.

No marketing de guerrilha pense no resultado a longo prazo

O ideal é que a campanha alcance bons resultados não só de forma imediata, mas também a longo prazo. Pense no legado que a sua campanha poderá deixar em relação a sua empresa ao passar dos anos, e cuide para que essa repercussão seja totalmente positiva.

Reafirmo a importância da cautela, pois um resultado a longo prazo negativo seria desastroso para qualquer empresa.

Gostou do artigo? Então continue nos acompanhando para mais posts com assuntos interessantes para a sua empresa!

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