Como medir a gestão do marketing de relacionamento

Como medir a gestão do marketing de relacionamento

Começarei meu texto afirmando: a gestão do marketing de relacionamento com os clientes são a parte mais importante dos negócios.

Mas se você está lendo isso, provavelmente já sabe e está buscando uma forma de medir a gestão carteira de clientes da sua empresa, não é mesmo?

Bem, então você está no lugar certo!

Não pode haver nenhum negócio sem clientes e apenas clientes satisfeitos estarão interessados ​​em comprar novamente. Além de, é claro, indicar outros clientes em potencial para comprar.

É por isso que ao medir a satisfação do cliente, a sua empresa pode manter um relacionamento de qualidade e de longo prazo, garantindo seus futuros ativos financeiros e de negócios.

Leia também: 5 passos para recuperar clientes inativos.

Você já sabe: medir a gestão do marketing de relacionamento medida é essencial para os fornecedores entenderem que suas estratégias estão na direção certa.

E para te ajudar nesta tarefa, preparamos 3 dicas para te ajudar! Confira:

3 passos para medir a gestão do marketing de relacionamento dos clientes da sua empresa

 

1. Faça a pesquisa de mercado regularmente

Pesquisa de mercado ou pesquisa de mercado é a ferramenta que pode ser implementada para medir o relacionamento, a satisfação e a lealdade do cliente.

Essa ferramenta é capaz de fornecer informações precisas sobre as seguintes facetas principais do relacionamento com o cliente, como:

  • Lealdade;
  • Satisfação;
  • Comportamento;
  • Resposta;
  • Serviço;
  • Compensação;
  • Necessidades.

Essa ferramenta fornece todas essas informações (e muito mais!), não apenas com precisão, mas também com seus aspectos futuros, que são um ativo muito importante para as perspectivas de negócios.

Ao conhecer as perspectivas futuras dos clientes, torna-se fácil e eficaz para a sua empresa construir um relacionamento de médio ou longo prazo com os clientes.

Mas para gerenciar todas essas informações, você vai precisar de uma ferramenta para ajudá-lo. É aí que entra um sistema de CRM eficiente!

Leia mais: Como criar uma estratégia comercial de sucesso.

2. Tenha uma ferramenta CRM para auxiliar e facilitar o processo

Para mostrar como um sistema CRM pode facilitar a gestão do marketing de relacionamento da sua empresa e, consequentemente, o relacionamento com seus clientes, você deve levar em conta os principais benefícios de contratar um CRM.

Conheça alguns deles:

Capacidade de análise das necessidades atuais dos clientes

Ao analisar as necessidades, você descobre como encantar seus clientes, afinal, você poderá determinar a tendência de compra e prospectar clientes em potencial.

Identificar a influência de produtos e serviços

Um melhor software CRM fornece dados para os seus vendedores entenderem a influência que seus produtos e/ou serviços podem ter em seus clientes, mostrando o potencial da sua empresa e os pontos fortes no mercado.

Quais os pontos fracos e fortes dos concorrentes

Entender os principais pontos fracos e fortes dos seus concorrentes também é um fator importante para analisar a gestão de marketing de relacionamento e aumentar a fidelidade dos seus clientes.

Analisar dados e criar estratégias

Como já mencionei na primeira dica deste artigo, a pesquisa de mercado é uma ferramenta que fornece dados importantes sobre as necessidades dos clientes, ajudando a empresa a criar estratégias de negócios e a tomar decisões muito mais confiantes e realista.

E tudo isso, com um software CRM, facilita ainda mais a gestão do marketing de relacionamento da sua empresa.

Além disso, a informação fácil e centralizada é capaz de determinar metas e moldar objetivos de negócios para saciar carências. Também ajuda a fornecer feedback sobre os processos de vendas e a evolução dos produtos.

No sistema de CRM, a pesquisa de mercado é incorporada como inteligência de mercado, baseada em informações de clientes em tempo real.

Essas informações são integradas de forma que sejam acessíveis centralmente na sua empresa, independentemente dos departamentos.

Mas é claro que você também pode omitir informações confidenciais para que não sejam acessadas por determinadas equipes ou pessoas.

Por exemplo, as notificações de atraso de pagamento pelos clientes devem estar visíveis apenas para o departamento de contabilidade e não para a equipe de marketing.

Ou seja, todas as informações são armazenadas centralmente em um software de CRM, mas são integradas e personalizadas dessa maneira inteligente para facilitar a gestão do marketing de relacionamento.

Saiba mais: Como escolher o sistema CRM ideal para a sua empresa.

3. Não esqueça do feedback!

Se eu pudesse escolher uma única dica, seria esta: o feedback é crucial para a sobrevivência da sua empresa no mercado!

Não apenas o feedback, mas entender e analisar os principais pontos para traçar estratégias de melhorias.

E é aí que entra novamente algo que pode te ajudar muito nesse processo! Um software CRM com todos os registros de feedbacks e opiniões dos seus clientes para auxiliá-lo na avaliação do desempenho dos seus produtos a entender as possíveis melhorias que seus produtos e/ou serviços podem ter.

Abaixo, escrevi os principais insights que a sua empresa pode obter através de feedbacks:

  • Obter informações úteis para o crescimento do mercado;
  • Obter uma ideia da viabilidade e aceitação de novos produtos pelos clientes antes de fazer investimentos em testes e produções;
  • Avaliar a sensibilidade dos valores que o seu cliente pode pagar;
  • Encontrar novos recursos de produtos que possam atrair clientes e saber quais vantagens e benefícios eles poderiam oferecer;
  • Localizar os aspectos ocultos que um produto possui e como aproveitar esses aspectos para trazê-los à frente dos clientes;
  • Avaliar o nível de satisfação do cliente com a sua empresa, especificamente o desempenho, a tecnologia, a qualidade, o serviço, o custo e o cronograma de conclusão;
  • Determinar aspectos fortes para alavancar e aspectos fracos para fazer melhorias, a fim de aumentar o nível de satisfação dos clientes;
  • Criar banco de dados com informações dos concorrentes e tratar esse banco de dados como ponto de referência ou benchmark conforme o feedback dos clientes;
  • Identificar as principais áreas nas quais sua empresa está liderando os concorrentes e as áreas nas quais eles estão atrasados;
  • Identificar possíveis tendências de mercado e razões para essas tendências;
  • Encontrar soluções de negócios para problemas típicos e possíveis problemas que pudessem vir a surgir;
  • Determinar canais de compra que os clientes preferem. Eles preferem compra on-line ou loja física?;
  • Entre muitas outras possibilidades.

Viu só? Um sistema de CRM pode te ajudar (e muito) na gestão de relacionamento com os seus clientes.

Portanto, é muito importante para a organização realizar pesquisas de mercado e analisar o feedback real que eles não conseguem obter dos clientes.

Mas lembre-se: as análises exigem informações detalhadas e analíticas.

Sempre há uma necessidade de que sejam realizadas pesquisas de mercado precisas para obter feedback adequado e confiável do cliente.

O seu time de Customer Success deverá ter uma estratégia para isto!

Leia também: O que é Customer Success?

E agora? Qual o próximo passo?

Agora que vimos como construir o relacionamento com os clientes é o aspecto mais importante no qual a sua empresa deve se concentrar, seja para mantê-los ou prospectar novos clientes, é preciso descobrir qual o próximo passo.

Hoje, entender as diferenças entre valor e preço é essencial para desenvolver um bom relacionamento com os clientes.

Incorporar técnicas que possam medir as relações com os clientes e melhorar a gestão do marketing, é muito importante para todas as empresas para que elas fortaleçam esse vínculo.

Mas cada nicho de mercado usa abordagens diferentes de acordo com o negócio e essas abordagens de relacionamento estão associadas de maneira diferente a diversos tipos de clientes.

Por isso, a integração de pesquisa de mercado e de um software CRM – como a Clientar CRM – são ótimas opções, pois economizam tempo para análise e fornecem resultados mais precisos e autênticos em comparação às ferramentas tradicionais. Inove você também!

Aproveite para continuar a leitura: O que a ferramenta CRM pode fazer para a sua empresa.

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