Tráfego Pago – O que É e Como Fazer?

Tráfego Pago – O que É e como Fazer?

Caso você procure uma solução eficaz e rápida para alavancar o seu site, perfil de rede social ou plataforma no geral, está na hora de investir no tráfego pago. Aqui nesse artigo vamos te explicar o que é o tráfego pago e como fazer.

O conteúdo está separado nos seguintes tópicos:

  • O que é tráfego
  • Tipos de tráfego: orgânico e pago
  • Tráfego pago, entendendo melhor
  • Qual a importância
  • Dicas de como fazer
  • CRM
  • Melhores ferramentas para usar

O que é tráfego

Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que é tráfego.

O tráfego é simplesmente o ato de navegar – ou movimentar-se – entre sites e plataformas na Internet. Ao visitar um site, checar notícias, procurar uma receita, o usuário gera um tráfego.

O tráfego é muito importante para o marketing digital, visto que ele mostra dados e números sobre cliques e visitas em sites. Ele pode ocorrer, resumidamente, de duas formas: orgânica e paga.

Leia mais em: Marketing digital e o CRM devem andar juntos

Tipos de tráfego: orgânico e pago

Entendemos o que é o tráfego e agora vamos explicar agora qual a diferença entre os dois tipos.

Tráfego orgânico

Em poucas palavras, é a navegação natural. Os usuários visitam a página ou site por vontade própria, voluntariamente. Nesse caso, é comum que os usuários acessem um site por indicação de amigos ou familiares, a partir do compartilhamento de links. É dessa forma que, espontaneamente, o site ou plataforma têm inúmeros acessos. Vale também quando um usuário encontra o site ou perfil através de resultados encontrados nos buscadores.

Tráfego pago

No entanto, o tráfego pago ocorre de outra forma. Como sugere o nome, é preciso pagar para que o site ganhe mais acesso. Há investimento financeiro para que seja divulgado e alcance os usuários, como os anúncios.

Tráfego pago, entendendo melhor

Trata-se, então, de um investimento, uma estratégia de marketing que tem como objetivo atrair cliques e usuários a uma plataforma específica. Você paga para ganhar cliques ou ganhar destaque nos buscadores e redes sociais, gerando, assim, mais tráfego no seu site e garantindo mais vendas.

Ele é uma ótima técnica para vender mais, já que deve ser previamente pensada para que funcione bem e traga bons resultados. Na hora de colocar em prática, é importante pensar em imagens, vídeos e/ou textos criativos e que prendam a atenção dos usuários.

Ah, lembre-se também que não apenas basta contratar o anúncio, é preciso monitorar para ver se está trazendo bons resultados! Mas não se preocupe, vamos falar disso logo logo!

Antes de partir para as dicas e ferramentas de uso, precisamos entender quais os tipos de métodos utilizados na hora de pagar pelo tráfego dos usuários.

Há dois tipos, o CPC (Custo por Clique) e o CPM (Custo Por Mil impressões).

CPC: você paga a cada clique em seu site. É indicado para quem busca conversão. Geralmente, o custo é maior do que no CPM, mas essa primeira opção garante mais vendas, visto que os usuários clicarão no link que lhes interessam.

CPM: nesse caso, não importa a quantidade de cliques no site, o que conta são as impressões. Mesmo que um usuário não clique no seu link, ele viu o anúncio. Você paga a cada mil impressões. Essa opção é indicada para quem quer ganhar mais visibilidade, para quem busca estar no topo das pesquisas.

Não deixe de ler: Confira 6 Dicas para Aumentar o Tráfego do Site

Qual a importância do tráfego pago ou não

Beleza, já vimos o que é e como funciona. Agora vamos mostrar a importância de contratar esse serviço e como ele pode ajudar por aí!

  • Quanto maior o tráfego de um site, maior visibilidade e alcance ele tem. Podendo, consequentemente, atrair leads e gerar mais vendas;
  • O tráfego pago funciona de forma rápida, alcançando mais rapidamente as metas esperadas;
  • Os anúncios são direcionados para os usuários certos, usuários já interessados nos temas. Então, por exemplo, se a pessoa procura frequentemente assuntos relacionados a moda, é comum que durante suas pesquisas, encontre anúncios de lojas de roupa ou de perfis dedicados ao tema;
  • É específico. Com esse tipo de investimento, a campanha é mais específica, girando em torno de um produto, promoção, lançamento e/ou afins específicos. Assim, não é necessário manter o anúncio veiculando o tempo todo;
  • É econômico. Não precisa de muito para investir no tráfego pago;
  • Não é necessário muitas habilidades ou estratégias de SEO, o tráfego pago dá conta do recado;
  • É possível acompanhar os resultados que a campanha vem trazendo à empresa, podendo mudar algumas estratégias, se necessário

Dicas de como fazer o tráfego pago

Agora, as dicas que separamos para você aplicar por aí:

  1. Planejar: primeiro de tudo, é bem-vindo um planejamento estratégico para que tudo funcione e saia como o esperado;
  2. Saiba o objetivo: qual objetivo você almeja com o anúncio? Ter mais acessos no seu site? Ganhar seguidores nas redes sociais? Tenha o objetivo em mente para conseguir se planejar melhor;
  3. Defina a persona: definir o público alvo é muito importante quando se quer usar o tráfego pago, visto que é essa persona que será atingida com a campanha;
  4. Defina o meio de veiculação: é claro que cada persona tem suas preferências, lembre-se disso na hora de colocar o anúncio para rodar;
  5. Defina o orçamento: é importante também definir o orçamento disponível para a campanha, o quanto você pode e está disposto a pagar;
  6. Crie os anúncios: hora de criar! Pense em imagens, textos, áudios e vídeos que chamem a atenção, sempre relacionando o produto que você quer “vender” com o perfil ideal dos seus clientes;
  7. Analisar e acompanhar os resultados: depois que a divulgação for iniciada, é hora de acompanhar todo o andamento. Está trazendo bons resultados? Há algo que pode ser melhorado? É bom ficar de olho para saber o que deve mudar e o que está funcionando bem para poder aplicar a novas campanhas.

Dica de leitura: Como Criar uma Campanha de Marketing Eficaz

CRM de Vendas

O software CRM de Vendas não pode ficar de fora se você quer investir em tráfego pago! Ele é o seu maior aliado e vai te ajudar na gestão de clientes da sua empresa, centralizando e agrupando as melhores informações sobre seus clientes.

Dessa forma, você consegue escolher quais campanhas fazer para os tipos de clientes – e possíveis clientes – e quais as melhores maneiras de contatá-los, por exemplo.

Quando for acompanhar os resultados, como recomenda o item 7 do tópico anterior, essa ferramenta de CRM facilitará o trabalho e otimizará seu tempo.

Confira: 15 benefícios do CRM de Vendas

Melhores ferramentas de tráfego pago para usar

As plataformas mais usadas para esse tipo de tráfego são:

Google Ads

O Google Ads mostra a sua página ou site no topo das buscas. É uma das ferramentas mais procuradas porque é possível, também, segmentar o público por idade, região, interesses ou afins.

Facebook Ads

O Facebook Ads conta com anúncios pagos que são direcionados a usuários que mostram interesses parecidos com o nicho do seu anúncio. Nessa rede social, os anúncios são mais livres e podem ser encontrados em diversos formatos, não apenas como o texto escrito.

Instagram Ads

Como no facebook, o Instagram Ads possui formatos diferentes para veiculação de anúncios. Nele, é possível utilizar vídeos curtos, fotos e post carrossel. Além disso, é importante considerar a idade e rede preferida por cada público. Adolescentes preferem Instagram, enquanto mais velhos optam pelo Facebook.

Linkedin Ads

O Linkedin Ads é uma ótima ferramenta para quem busca anunciar seu site ou negócio em um ambiente profissional. Se optar por essa divulgação, pode ganhar visibilidade no ramo em que atua.

Todas as plataformas têm suas vantagens e trazem benefícios. Estude cada uma dela e decida qual atende melhor as necessidades da sua empresa.

Temos artigos mais detalhados explicando como funciona cada uma dessas ferramentas, não deixe de conferir!

Leia também: Vale a pena nvestir em conteúdo pago nas redes sociais?

E-books

Vídeo bônus: Como Gerar Leads no Google

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn