O Sistema CRM (Customer Relationship Management) desempenha um papel crucial na gestão da carteira de clientes e no aprimoramento das relações comerciais. Ao organizar informações, otimizar processos e desenvolver estratégias personalizadas, ele se torna uma ferramenta indispensável para fortalecer o relacionamento com os clientes.
Um sistema CRM simples é essencial para que empresas saibam exatamente com quem estão lidando, à medida que as operações e o negócio como um todo se expandem. A plataforma de CRM, também conhecida como CRM de Vendas, aumenta a competividade da sua empresa e aumenta a profissionalização da sua equipe comercial.
O segmento de softwares de CRM tem testemunhado um crescimento constante no país, impulsionado pela crescente conscientização das empresas sobre a vitalidade da gestão de relacionamento com o cliente.
│O mercado de CRM foi avaliado em aproximadamente US$58 milhões em 2022, com previsões indicando que poderá ultrapassar US$65 milhões em 2023. A longo prazo, considerando projeções até 2030, espera-se um crescimento anual de 13,9%, alcançando um valor estimado de US$163,16 bilhões.│
Várias empresas nacionais e internacionais estão investindo em soluções de CRM para melhorar a eficiência de suas operações, aumentar a satisfação do cliente e impulsionar o crescimento dos negócios. A adoção de soluções baseadas na nuvem, a crescente demanda por automação de marketing e a rápida digitalização das empresas são alguns dos principais fatores que contribuem para o crescimento do mercado de software CRM no Brasil.
Independentemente da indústria ou nicho de mercado, a construção e manutenção de relacionamentos de qualidade com os clientes é um dos principais fatores para o sucesso.
Toda interação de uma empresa com prospects ou clientes gera informação estratégica.
Para lidar com tanto conteúdo, é fundamental contar com soluções comerciais automatizadas.
Elas ajudam a conhecer o público e, a partir disso, gerar propostas mais certeiras, vender mais, estruturar campanhas de marketing adequadas e aumentar a satisfação do consumidor.
Neste conteúdo vamos aprofundar o assunto e mostrar como um CRM sistema simples ajudará sua empresa a alavancar o resultado de vendas. Vamos abordar os seguintes tópicos:
- o que é um sistema CRM?
- para que serve um software CRM?
- como uma plataforma de CRM simples pode ajudar no seu negócio?
- quais as melhores ferramentas CRM do mercado?
- pronto para gerar muito mais que vendas?
- sistema de CRM: cooperar para vencer
- como escolher o sistema de crm ideal para sua empresa
- e por fim… veja as vantagens principais em contratar um sistema de CRM de vendas
Descubra isso tudo a seguir!
O que é um sistema CRM?
O CRM Sistema é a ferramenta que permite gerenciar todas as interações com um prospect ou cliente da empresa.
Com ela, é possível ter acesso a todo histórico de cada consumidor para estudar suas preferências, hábitos e possíveis interesses em produtos e serviços.
O nome é uma sigla proveniente de Customer Relationship Management, que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Basicamente, esse é o papel da ferramenta, desde otimização de atendimento até a realização de ofertas mais alinhadas com as expectativas dessas pessoas.
Consequentemente, o software de CRM é uma ótima solução de vendas.
Os sistemas de Customer Relationship Management (CRM) são ferramentas essenciais na gestão de relacionamentos com clientes e na otimização de vendas.
Abaixo, estão alguns estudos e dados estatísticos sobre o uso de CRM:
- Um relatório da Salesforce, uma das principais plataformas de CRM, sugere que o uso do CRM pode aumentar a receita de vendas em até 29%, a produtividade das vendas em até 34% e a precisão da previsão de vendas em 42%.
- Segundo um estudo da Nucleus Research, o retorno sobre o investimento (ROI) para sistemas CRM é de cerca de $8,71 para cada dólar gasto.
- Um estudo da Forrester Research descobriu que as empresas que implementam sistemas de CRM adequadamente podem esperar um aumento de 50% na produtividade de vendas e uma melhora de 5% na taxa de retenção de clientes.
- Uma pesquisa da Capterra descobriu que 47% dos usuários de CRM relataram que o software teve um impacto significativo na retenção de clientes e na satisfação do cliente.
- De acordo com a IBM, empresas que usam um CRM podem aumentar a satisfação do cliente em até 56%.
Estes são apenas alguns exemplos que demonstram o impacto positivo que um sistema de CRM pode ter no desempenho das vendas, na produtividade do trabalho, na retenção de clientes e na satisfação do cliente.
A implementação adequada e o uso de um sistema de CRM podem ser fundamentais para o sucesso de uma empresa no mercado competitivo de hoje.
Origem
A onda do uso do software de CRM começou na década de 80, como uma estratégia de marketing de guerrilha e data base marketing.
Naquele tempo poucos falavam em adotar um CRM de vendas para a equipe de vendas, e a grande maioria das empresas consideravam isso parte do trabalho da equipe de marketing.
Hoje, discutir o uso da ferramenta é praticamente perda de tempo. A realidade é que não adotar seu uso significa ficar atrás dos seus concorrentes.
Uma importante questão histórica que as platafomas de CRM trazem a lembrança é o antigo conflito entre setores de Marketing e Vendas.
Isso ficou para trás, tendo em vista que, cada vez mais, um depende do outro para realizar seu trabalho. Neste alinhamento, o CRM é a ferramenta principal que ajuda a integrar e compartilhar dados estratégicos.
Leitura complementar – A História do CRM: da criação aos dias de hoje
Base conceitual
O sistema CRM é baseado no conceito de que, para vender mais e satisfazer o cliente, é fundamental conhecê-lo a fundo.
Isso significa saber suas preferências de compra, como quantas vezes eles emitem pedidos no mês, as suas insatisfações com o mercado, suas necessidades recorrentes em atendimentos, entre outros pontos.
Tudo isso, se entendido, permite que empresas consigam conquistar dois objetivos principais:
- conhecer o perfil do consumidor médio e criar personas que serão de grande ajuda para o setor de Marketing;
- vender mais, graças ao entendimento das preferências do cliente, o que ajudará a preparar ofertas que atendam às suas necessidades.
Para que serve e como funciona um software CRM?
O software CRM será um grande facilitador para que esse trabalho de relacionamento com o cliente seja executado.
Ao centralizar informações e automatizar alertas, ele permite que vendedores estejam sempre em posição de vantagem para realizar a oferta certa. Com isso, as chances de conversão são potencializadas ao máximo.
No dia a dia, o software ajudará a manter o acompanhamento de um prospect, ou seja, um lead que foi capturado por alguma estratégia, como o Marketing de Conteúdo.
Nessa atividade de monitoramento, a plataforma ajudará o vendedor a ter mais informações sobre cada passo desse lead.
👉 Para saber mais leia o artigo: Confira 15 benefícios do CRM de Vendas
A plataforma de CRM registra todas as informações possíveis, desde as pessoais, como nome, telefone e e-mail, até as interações em pontos de contato, que podem ser:
Esse registro é contínuo, ou seja, o CRM ajuda a criar um verdadeiro registro histórico de cada cliente. Assim, nada passa despercebido e o vendedor consegue rastrear cada passo de cada consumidor, o que permite agir no momento certo.
Não deixe de ler – Saiba quais são as melhores ferramentas de CRM disponíveis no mercado
Como uma plataforma de CRM simples pode ajudar no seu negócio?
O CRM sistema pode fazer tanto pelo seu negócio que às vezes é até difícil de acreditar. No entanto, todo esse potencial só pode ser explorado se houver uma estratégia por trás de todos os recursos e funcionalidades.
A seguir, entenda quais conveniências o CRM simples possibilita e quais resultados ele ajuda a alcançar!
1. Centralizar contatos
Uma ferramenta CRM simples funciona também como uma grande base de dados de contatos. Todas as informações ficam registradas em um só lugar, o que traz muitos benefícios.
Outros métodos de registros podem gerar a perda de informação estratégica ou até mesmo a dificuldade de encontrá-la. Com um sistema CRM, diferentes categorias de informações dos clientes são registrados no mesmo local, na nuvem ou diretamente no computador.
Importante: no CRM você mantêm o cadastro de clientes atualizado.
Dica de leitura: A Importância do Cadastro de Clientes no CRM
2. Gerenciar informações estratégicas
Há informações que valem ouro para as empresas. As preferências de um consumidor, por exemplo, é o que guia os esforços do vendedor. Com dados precisos, ele sabe exatamente o momento da abordagem em vendas e qual oferta realizar.
O software CRM também mostra quais canais o consumidor visita mais, por quais ele busca atendimento e por quais meios ele se informa sobre a empresa. Assim, é possível criar pontos de contato cada vez mais precisos e que vão gerar interação.
3. Automatizar alertas
A utilização de um sistema CRM é fundamental também pelo fato de esse sistema ser automatizado. Isso significa que ele emite uma série de alertas, como:
- quando um consumidor interage com um ponto de contato;
- quando um novo lead é obtido;
- toda vez que um prospect ou cliente solicita atendimento em um canal;
- quando há um pedido de orçamento.
Cada uma dessas ações é registrada na plataforma de CRM, que emite uma notificação ao vendedor. A partir daí, o profissional entra em ação para fazer a melhor escolha em uma abordagem.
4. Potencializar as vendas com o sistema CRM
Ler a expressão “plataforma de CRM de vendas” é muito comum por aí, por mais que o software tenha funções muito mais extensas. A verdade é que, por conta de sua grande influência nas conversões, muitos acham que sua função principal é gerar vendas.
Definitivamente, é possível potencializar os números com a ajuda desta ferramenta.
A razão é simples: ela permite a entender as necessidades do cliente, o que eles esperam e em que fase da jornada de consumo estão.
Com essas informações estratégicas, é muito mais fácil realizar conduzir cada prospect ou cliente às conversões, ou seja, vendas!
Dica de leitura – Como reter clientes
5. Melhorar a gestão da carteira de clientes
O aumento nas vendas é consequência de um trabalho bem feito, tendo como base o método de condução pelo funil de vendas definido pela empresa. Uma carteira de clientes é composta de três categorias: prospects, clientes e clientes inativos.
Com um sistema CRM simples, é possível potencializar as vendas por meio de três formas, considerando as categorias citadas:
- vender para quem nunca comprou, é o que chamamos de prospect.
- voltar a vender para quem parou de comprar, sãos os clientes inativo;
- vender mais para quem já compra, que são os clientes ativos.
Uma gestão de vendas adequada de carteiras capacita vendedores a gerar conversões em diferentes situações, garantindo compras recorrentes e novos clientes. Isso só é possível graças ao controle que um sistema CRM possibilita.
Vídeo Bônus – CRM Software – Gestão da carteira de clientes
6. Antecipar os desejos do consumidor
Com um CRM simples, é possível também antecipar os desejos do seu cliente. Se a relação com ele já existe há algum tempo, certamente você terá registros dos pedidos já feitos.
Assim, é possível saber os volumes médios de compras, o dia em que elas são realizadas, além de outros detalhes.
Assim, os vendedores podem fazer sugestões precisas no momento certo, principalmente focando em cross sell e upsell. Graças ao acompanhamento que a plataforma de CRM permite, as chances de essa sugestão ser uma antecipação bem-sucedida são enormes!
Quais as melhores ferramentas CRM do mercado?
O sistema CRM perfeito para a sua empresa depende dos recursos que ele oferece e de que maneira sua estratégia pode ser potencializada por ele. Há muitas ofertas no mercado voltadas para diferentes tamanhos de companhias, e isso faz diferença.
Conheça o método Clientar! Saiba como ele vai potencializar suas vendas.
Uma ferramenta CRM simples e com método de vendas próprio.
Separamos algumas das melhores plataformas de CRM disponíveis no mercado atualmente. Confira mais sobre cada uma delas a seguir!
1. Clientar
O Clientar é uma plataforma de CRM focado em vendas e relacionamento.
Seu foco é ser uma solução completa, que funciona bem desde a captura de um lead até o momento de realizar uma oferta para torná-lo cliente.
Com um método próprio de trabalho desenvolvido para gerar resultados, o Clientar traz algumas funcionalidades de destaque em comparação a outras ferramentas, como:
- alertas de follow-up a serem feitos no dia;
- alertas que indicam quando um prospect interage com um ponto de contato;
- fornecimento de formulários para categorizar clientes;
- cards de aviso;
- integração com WhatsApp;
- categorização entre prospects, clientes e clientes inativos;
- relatórios e gráficos de vendas;
- ranking de vendedores;
- relatórios de concorrentes;
- Relatórios e gráficos de propostas ganhas e perdidas.
2. Snov.io
A Snov.io é uma solução de automação de vendas que oferece um conjunto de ferramentas úteis a sua empresa, que vem com um sistema de CRM totalmente gratuito para todos os planos (incluindo seu freemium).
Prós
A Snov.io sabe o que você quer quando organiza seu processo de vendas – é simplicidade, multifuncionalidade e resultados. Com esta plataforma multifuncional, você pode gerar e verificar leads, aprimorar seu outreach e a nutrição de seus leads com campanhas de e-mail altamente personalizadas e follow-ups automatizados, além de rastrear o engajamento direto do seu Gmail.
Seu CRM gratuito está disponível em qualquer plano de preços (incluindo seu XS freemium) e permite que você crie funil de vendas personalizados, gerencie negócios com sua equipe e aumente a receita sem despesas extras!
Além disso, a Snov.io permite pesquisar seus concorrentes e se motivar para vencer o jogo com um produto excepcional. Também oferece opções de integração poderosas para que você possa sincronizar com seus aplicativos de marketing e vendas, plataformas de suporte ao cliente, CRMs, etc.
E o mais importante, a Snov.io é uma das soluções multi ferramentas de vendas mais baratas do mercado. É como um canivete suíço para vendas
Contras
Como o Snov.io CRM é bastante novo, pode faltar alguns recursos, como calendário de tarefas compartilhado, importação de dados ou análises aprofundadas. A liberação desses recursos está planejada, mas você ainda terá que esperar por ela.
3. Salesforce
A Salesforce é uma das principais empresas de ferramenta CRM do mundo e cumpre um ótimo papel no suporte às companhias de grande porte que precisam desse tipo de ferramenta. Sua utilização é simples, a operação é intuitiva e a configuração é ágil, o que oferece produtividade logo de início.
4. HubSpot
O HubSpot é uma solução de menor porte em comparação ao Salesforce, mas ainda assim é capaz de atender a grandes empresas. Ele é oferecido em planos de diversos preços, que aumentam de acordo com as necessidades dos clientes e com o número de recursos integrados.
5. SendinBlue
É bem voltado para empresas que fazem vendas digitais e necessita de alto grau de automação em marketing.
Tem funcionalidades bem específicas para determinados tipos de negócios e um pouco mais de complexidade em sua operacionalização.
Negócios com clicos de venda curto e sem a necessidade de acompanhar e monitorar a gestão da carteira de clientes podem fazrr um bom uso dessa ferramenta.
6. JivoChat
Embora não forneça um pacote robusto de relatórios, é uma ferramenta completa para quem busca praticidade e funcionalidade.
Pronto para gerar muito mais que vendas?
Atendimento de ponta, antecipação e contatos precisos para mostrar ao cliente que ele pode contar com a sua empresa.
Vendas são fundamentais, mas elas são a última etapa do processo. Para consegui-las, há um caminho cheio de etapas a ser trilhado.
O sistema CRM é a ferramenta que vai permitir que uma empresa mantenha um trabalho consistente de relacionamento com o cliente.
Com os recursos certos, é possível gerar vendas recorrentes e converter leads em clientes.
Sistema de CRM: cooperar para vencer
Uma das vantagens do sistema de CRM é a capacidade de aumentar a cooperação entre todas as áreas da empresa.
Em uma época onde a palavra cooperação é altamente proferida, mas nem tanto praticada poucas empresas mostram casos de sucesso.
Poucos negócios conseguem gerar o equilíbrio entre proprietários, colaboradores, clientes e comunidade.
Mas a adoção de uma plataforma de CRM é o início do caminho para o profissionalismo na gestão e foco em soluções comerciais.
Vantagens da ferramenta CRM
A vantagem do uso do sistema de CRM é manter a empresa com o foco no cliente.
Qualquer profissional de vendas e de marketing repete o mantra: o foco é no cliente!
Mas ainda são poucos os entusiastas na adoção de uma plataforma de CRM como uma ferramenta de prospecção, recuperação e manutenção de negócios.
Sem cooperação entre os setores envolvidos na adoção do software de CRM as maiores dificuldades não estarão relacionadas só a questão operacional, mas sim a questão cultural.
Mudar a mentalidade das pessoas e fazer com que todos atuem como aliados, apesar de óbvio é uma dura missão.
Objetivos do Sistema de CRM
Um dos objetivos de um sistema de CRM é fazer com que os profissionais de vendas vejam a profissão como carreira e não como ocupação, ser vendedor e não “estar” vendedor.
Com uma cooperação metódica e coordenada, muitas vezes os resultados não demoraram a aparecer.
Mantêm a rotatividade baixa e com um perfil da equipe de vendas bem definido crescem o número de profissionais que buscam vagas em empresas profissionalizadas.
Concorrentes ajudando concorrentes, ainda não é uma prática comum no país, mas existem boas práticas de gestão e governança que garantem a antigos inimigos um grau de competitividade mais justo em mercados altamente disputados.
O sistema de CRM é uma ferramenta de comunicação, cooperação e gestão do relacionamento com o cliente.
Deixar de fazer uso de uma ferramenta de gestão como essa significa deixar a equipe de vendas à mercê dos seus caprichos, como:
- dons individuais,
- percepções irreais,
- ações que não são fundamentadas em dados e fatos.
Leia também – 4 indicadores para avaliar o desempenho da equipe de vendas
Economia Criativa
Termos como Economia Criativa ou Vantagem Sustentável invadem nosso vocabulário corporativo.
Porém sua aplicação exige cooperação e sem as ferramentas adequadas cada setor se fecha em seu próprio feudo.
Assim sempre estão prontos para defender políticas que deixam a empresa longe da realidade e uma legião de clientes insatisfeitos.
Empresas vencedoras tem uma visão que inspira, ética como um forte valor, tecnologia de vanguarda e valorização das pessoas.
Não ter medo de repassar informações, estratégias e aposta na força do coletivo.
E quem sai ganhando?
Creio que a velha frase do clássico Três Mosqueteiros pode nos dar uma resposta, pois assim diz: “Um por todos e todos por um”.